quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

iPad

Ele está entre nós!

Há dois anos, quando fiz o primeiro contato presencial com um MacBook, a boa impressão foi inevitável. Apelidei-o de iPodão e escrevi um post sobre o assunto por aqui. Mal sabia eu que o verdadeiro iPodão surgiria um dia...

Ficava a impressão de que se poderia ir além... E vieram iPhone, iPod Touchs, outros iPods, mas faltava um salto, algo para desafiar a concorrência e nossas cabeças.

Acompanhei hoje, através do blog de Ryan Block, o lançamento do tão esperado tablet da Apple: o agora batizado iPad. Uma hora e meia de pura diversão e deslumbramento.

Nenhuma visão do outro mundo, como poderia de se esperar. A Apple é craque em aprimorar os ares flutuantes nos desejos do mercado de aficcionados por tecnologia e transformá-los em um produto palpável e sob medida.

Com cerca de 11 polegadas, sistema operacional Apple (provavelmente o MacOS variação do iPhone OS), interface multitouch e acabamento impecável como sempre, o computador completa a linha da empresa, inserindo-a no mundo dos netbooks. Ou talvez o gadget merecesse uma nova classificação...

A bem da verdade, ele está muito além dos espartanos netbooks. Eu arriscaria dizer que presenciei a concretização do sonho do PDA. Esse é por excelência o assistente digital que qualquer um desejaria, pleno de capacidades para interagir com toda a vida de bits existente.

Vêem também por aí mais novidades associadas, como o iBooks, uma espécie de iTunes de livros. A dona da maçã vai arranjar encrenca com, ou para, muita gente. Avalio que o equipamento fará frente para e-readers, aparelhos de GPSs, palmtops e outras traquitanas em que desejarem transformá-lo.

Já pensou se pudermos utilizar sua conexão Wi-Fi para controlarmos outros itens de nossa vida: TVs, refrigeradores, sistemas de segurança, residências inteligentes? Materializaremos a interface humana para o mundo digital!

E tudo isso por sabe quanto? US$ 499 o modelo básico! Para que mais? Mesmo o mais caro sairá por cerca de US$ 869. Tudo bem que por lá ainda demorará 60 dias. Imaginem por aqui... Pelo menos já temos nossa Apple Store, para facilitar a vida.

Por hora, não nos resta muito além de ansiosamente aguardar... Comecem a poupar seus dólares. Enquanto isso vamos tentando imaginar as futuras evoluções. Em breve, provavelmente minha filha poderá usá-lo no ensino fundamental como eu fazia uso de um caderno. :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem me conhece sabe que não sou parâmetro para falar da Apple. Vi a apresentação de Steve Jobs e a classifico como matadora!

Entretanto, preciso dizer que achei que ficou faltando uma camera de video embutida no iPad. Lógico que logo eles colocam uma em uma versão nova. Mas que ficou faltando, ficou!