Mal sabia o antigo slogan publicitário o quanto ficaria inadequado em nossa realidade contemporânea. Se há uma certeza atualmente é a necessidade de estar permanentemente incomodado.
Sossego só pra quem já se foi ou está desatento, alheio às constantes mudanças em nosso cotidiano. Nem a obtenção de algum sucesso concede descanso num belo regato.
Não havia muito tempo que tínhamos conversado com o Jonny Ken, do Migre.me, e eu soube do anúncio do encurtador de urls do Google, o goo.gl.
Quem poderia imaginar que alguém tão bem estabelecido, vivendo sua vidinha confortável em terras tupiniquins, iria encarar o confronto com um gigante internacional? Embate moderno, quase releitura, de Davi e Golias.
Que interesse poderia ter o pessoal de Mountain View, em um mercado pequeno, sem grandes reflexos? Tolinho, não? Seus tentáculos, ainda que "do bem", procuram indexar todo o conhecimento virtual e transformar isso em serviços utilíssimos. Nada pode escapar...
Aliás, realmente ninguém pode ficar sossegado com esse pessoal frenético em inventar boas soluções. Com a onda das compras em grupo, já estão encaminhando seu serviço de compras coletivas, batizado de Google Offers, tentando usar a forçar da comunidade.
Até em questões menos tecnológicas eles acabam se envolvendo, amenidades mesmo, ao menos para muitos de nós. Vai casar? Seu tempo está escasso para dar conta de todas as questões envolvidas? Procure ajuda no Google Weddings e aproveita todo o seu poder de indexação.
Mundo fashion? Num piscar de olhos você consegue acesso a tendências, acompanha celebridades, escolhe looks no Boutiques.com. Apesar do nome um tanto desconectado dos produtos da empresa, certamente está lá toda a tecnologia já bem conhecida por seus usuários.
Nem só de pequenos vive essa corrida de caçador... Para tentar fazer frente no mundo das redes sociais, eles inauguraram o botão Google +1. Atacaram na veia desse nicho, as indicações entre pessoas relacionadas. Resta agora essa nova onda pegar...
Porém, mesmo eles precisam estar atentos e se sacudir. No seu filão mais próspero, o mercado de buscas, já ocorreram boatos do lançamento de um sistema de buscas pelo Facebook. Assunto desmentido pelo próprio pessoal da rede social, bem que poderia ser verdade e esquentar os noticiários digitais.
A disputa nessa cadeia alimentar é intensa. Às vezes me parece que poucos têm condição de sobreviver, principalmente os menores. Ainda que achemos uma seara inexplorada, o jeito é correr e marcar território, fazer sua marca presente e permanente nas cabeças dos usuários.
Ideia consolidada, a ameaça dos gigantes será facilmente debelada. Quem dera fosse tão fácil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário