quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Seleção

150 anos!

Raras são as ideias ou teorias a durar, incólumes, por tanto tempo. Principalmente aquelas alvo de acaloradas discussões, contundentes afirmações, desafiadoras do status quo.

Ontem foi comemorado o aniversário da publicação de "A Origem das Espécies", de Darwin. Um século e meio... Longo tempo de irretocável acerto na descrição da natureza.

Se aplicarmos seus conceitos à sua própria obra, poderíamos afirmar que ele vem se consolidando como "a selecionada". Seus memes se multiplicam, demonstram quão bem adaptados são.

Primorosa observação da ocorrência da vida, de tão forte dificulta a imaginação de alguma alternativa, de outra via para o desenvolvimento do universo conhecido.

Para poder apreciar, ou mesmo admirar, mais de perto obra-prima de tamanha magnitude vale a visita ao site The Complete Work of Charles Darwin Online.

Mantido pela Biblioteca da Universidade de Cambridge, conta com livros digitais ou digitalizados, imagens completas de manuscritos, arquivos de áudio. Aliás, um belo exemplo de adoção da mídia digital por uma instituição de 800 anos! Possivelmente outra evidência da evolução...

Gratificantes oportunidades da globalização e acessibilidade do século XXI, quem diria um dia pudéssemos ver o gênio em toda sua caligrafia... Os manuscritos digitalizados são de leitura difícil, afinal "letra" bonita é para poucos, mas por menos que captemos é uma divertida viagem pelas notas e observações do cientista.

E pensar, por exemplo, que parte destes blocos de notas esteve na célebre viagem do Beagle. Reflexões, desenhos, registros, um legítimo blog do século XIX. Fico a imaginar como teria sido Sir Charles em nosso tempo, munido de iPods, GPS, iPhones, Wifi e outras parafernálias...

Nenhum comentário: